10 hábitos para dormir melhor e acordar bem disposto.

Atualizado: 12 de Out de 2018


Quem costuma ter dificuldade ao acordar?

A maioria das pessoas costumam ter dificuldades para dormi e ao acordar e acabam levantando de mau-humor e sem a menor disposição. Isso ocorre devido aos nossos maus hábitos rotineiros. Pesquisas já mostraram que pessoas que costumam acordar cedo tendem a ser mais otimistas e pró-ativas.


Pode parecer muito bom ficar debaixo das cobertas, não é mesmo? Mas as pessoas que acordam cedo também costumam ser mais saudáveis e menos estressados do que aqueles que ficam enrolando debaixo das cobertas.


Selecionei alguns dos hábitos que tenho ao longo do dia aqui. Claro que não fico pensando nisso o tempo todo! Com o tempo fui incluindo alguns hábitos no meu dia a dia e os que me faziam bem e melhoravam a qualidade do meu sono eu inclui na minha rotina.


Veja abaixo algumas dicas de hábitos que podem ajudar a ter uma noite mais tranquila de sono. E hábitos para acordar com mais animo e bem disposto no dia. Escolha aquele que mais se identifica e tente aplicar ele durante 21 dias.


Acredito que bom-humor para vida é fundamental, mas tem certos hábitos que nos ajudam a nos sentir bem conosco e relaxados, o que faz com que nosso bom-humor seja mais natural e prazeroso. Vamos tentar?


10 Hábitos antes de Dormi

A melhor solução para acordar cedo facilmente é dormir o suficiente. Cada pessoa tem uma necessidade diferente de sono para repor as energias. Quando somos privados de uma boa noite de sono, dormimos pouco e não relaxamos o suficiente. Isso diminui o nosso reflexo e raciocínio, aumenta a pressão arterial e tendemos a comer mais.


Veja abaixo alguns hábitos para antes de dormi:


1- Desligue os aparelhos eletrônicos – Esqueça aquela ultima olhada no what’s app e facebook antes de dormi e coloque a televisão no modo sleeping, ou seja, programe a sua TV para desligar. Estes aparelhos emitem ondas que atrapalham o sono. O ideal é que parem de utilizar os eletrônicos entre 45 e 60 minutos antes de dormi.


2- Pegue um livro para ler – Leia uma ficção ou algum livro que goste, isso ajuda a relaxar e a pegar no sono mais facilmente. Outra opção é escrever um diário, isso ajuda a diminuir o estresse e organizar os pensamentos e emoções do dia a dia.


3- Tome um banho quente – Sair de um banho quente e entrar em um quarto mais frio causa uma ligeira diminuição da temperatura corporal, o que desencadeia, um sentimento de tranquilidade e relaxamento. Um estado sonolento.


4- Cuidado com os alimentos ingeridos – Evite tomar Café, devido ao excesso de cafeína. O chocolate além da gordura também leva cafeína, o que dificulta o sono. Álcool, ajuda a pegar no sono, porém causa o sono agitado, dores de cabeça e pesadelos, além de causar desidratação e refluxo ácido. A Carne vermelha deve ser evitada por ser rica em proteínas e gorduras que irá manter o seu estomago trabalhando arduamente durante a noite. E por ultimo os alimentos picantes e frituras que podem causar também azia, refluxo, indigestão, levando a perda de sono.


5- Atente a posição que dorme – A maneira que você dorme pode estar sendo a causadora da sua dor nas costas. A mais indicada é a de lado com as pernas levemente dobradas, onde a coluna fica melhor alinhada e auxilia numa respiração tranquila.


6- Escolha bem o colchão e travesseiro – Devemos estar atento ao tamanho do travesseiro ideal e ao tipo de colchão. Travesseiros muito altos e colchões muito moles costumam aumentar as dores.


7- Cuidado com os ruídos – Evite barulhos durante o sono, seja da televisão, rádio ou qualquer som. Por mais pesado que seja nosso sono, os ruídos atrapalham nosso sono e fazem com que nosso corpo não relaxe por completo.


8- Concentre na respiração e Medite – Outra técnica muito boa para relaxar e ter uma noite de sono tranquila é respirar e relaxar sua mente de qualquer pensamento com a meditação. Muitos tem dificuldade em meditar, mas basta concentrar na respiração e relaxar. Evite focar nas tarefas do dia seguinte, desligue um pouco e deixe a ansiedade.


9- Durma na escuridão – As luzes e objetos luminosos dificultam a produção de melanina e perturbam a mente durante o sono, tirando aquela sensação de noite tranquila.


10- Temperatura do quarto – A temperatura ideal para se dormir é de 21ºC. Quando muito quente ou muito frio leva a um sono inquieto. Utilize, se possível, recursos como ventilador ou ar condicionado. Opte também em abrir janelas e portas para apreciar a brisa do vento.



10 Hábitos ao Acordar

Muitas pessoas acordam tão estressadas que se irritam só de ver alguém animado e bem disposto ao seu lado, mas essa raiva matinal pode estragar todo o seu dia e criar um ciclo vicioso de estresse. Busque a melhor maneira de acordar tranquilo e feliz, isso ajudará a outras pessoas a sentirem-se bem consigo mesmas e evitar discussões e desequilíbrios logo pela manhã.


Veja abaixo algumas dicas de hábitos que adquiri com a prática do Yoga que pode ajudar a você a se sentir bem e mais produtivo pela manhã trazendo mais resiliência e sabedoria para o seu dia.


1- Respire profundamente – A primeira coisa que você deve fazer ao despertar é tomar algumas respirações profundas e se concentrar em acordar. Imagine ao respirar uma paisagem da natureza que você se identifica enquanto acorda, isso faz seu corpo se sentir leve.

2- Espreguiçar a alongar – Aproveite a respiração profunda, inspire e expire esticando todo o seu corpo, o máximo que puder.Aproveite esse momento para você ao invés de levantar rapidamente e já começar a resolver seus compromissos. Isso ajuda a diminuir a ansiedade durante o dia.

3- Faça um pequeno exercício – Uma opção para quem gosta de yoga e de alongar o corpo é fazer a série da Saudação ao Sol (Veja neste post como fazer a série), uma sequência de 12 posturas que ajuda a melhorar o seu bem-estar físico e mental, tonificando todo o corpo e ajudando na perda de peso corporal, além de ser um excelente exercício cardiovascular. Outra opção para quem curte musculação, é iniciar o dia com 20 agachamentos, flexões e abdominais, o que fará com que você acorde mais motivado, também tonifica o corpo e é um bom exercício cardiovascular. E para quem curte correr, também é uma forma de esvaziar a mente. O importante é manter o corpo em movimento.

4- Beba 1 a 2 copos de água – Com o estômago ainda vazio, beba um copo d’água, isso irá ajudar a eliminar as toxinas e ativar o seu metabolismo para o resto do dia. Também ajuda a melhorar a elasticidade e tonicidade da pela, evitando rugas indesejadas.

5- Coloque uma musica animada – Coloque uma música divertida e que te deixe feliz pela manhã, isso ajudará a acordar bem humorado. Que tal colocar outro toque no despertador do celular?


6- Crie uma rotina Matinal – Isso ajudará em acordar mais facilmente e deixar que suas tarefas aconteçam mecanicamente. Tome seu banho, depois seu café, ou vice-versa.


7- Pule a Soneca – Esqueça aqueles 5 minutos a mais na cama e ficar mudando o despertador. Isso pode perturbar os seus ciclos de sono e ao invés de descansar um pouco mais, você acorda com uma sensação de estar ainda mais cansado.


8- Acorde sempre no mesmo horário – Isso ajuda ao organismo a adaptar os horários do sono e ter uma rotina. O que ajuda o nosso metabolismo. É inevitável que nosso organismo ama a rotina, a maior dificuldade é criarmos hábitos rotineiros em nossa vida. Não custa tentar!


9- Tome uma xícara de café – Saber o momento de tomar café é fundamental para que possamos usufruir de seus benefícios. O ideal é tomar uma xícara pela manhã e não exceder 2 xícaras no dia. O café é um bom estimulante do sistema nervoso central. Sendo um despertador ideal. É uma bebida rica em antioxidantes, protege a flora bacteriana e melhora a digestão.


10- Não fique enrolando na cama – Evite aquele hábito de ficar demorando para levantar. Isso ajuda a você a despertar. Ficar enrolando na cama só aumenta a preguiça e acabamos pegando no sono novamente. Acorde com animo e levante rapidamente após alongar.


Essas são algumas dicas que você pode aplicar ao seu dia e testar quais funcionam ao seu organismo e estilo de vida.


Vamos testar?


Camila Mendonça


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